sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cooperação no jogo de regras

Em um jogo se aprende a cooperação, ou seja, a entender e respeitar as atitudes e limites do grupo que joga com o aluno.

O jogo propicia o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas na medida em que possibilita a investigação do conceito (do jogo ou matemático) e ainda de uma forma desafiadora e motivante para o aluno.

Um jogo de estratégia é o indicado para aprendizados em matemática, pois faz com que o aluno crie estratégias para resolver problemas. Além disso, os jogos podem fazer com que os alunos entendam conceitos que pareçam muito abstratos, como no caso da introdução à álgebra onde precisam de uma linguagem matemática.

Apesar de parecer que haja somente vantagens, os jogos também possuem desvantagens, como por exemplo, quando os alunos são motivados apenas pelo jogo, sem saber porque jogam.

Para que a atividade tenha mais chances de dar certo, deve haver um trabalho interdisciplinar em comum com todos os professores, e o papel do professor na classe deve ser o de dinamizador da relação que se estabelece na sala de aula entre o Jogar Þ "Fazer Matemática" Þ Aprender Matemática.

Material Disponível em: cempem.fae.unicamp.br

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