O fato de um jogador não realizar a melhor jogada possível não quer dizer, necessariamente, que ele fez uma má jogada, ou que tenha errado. Talvez, mesmo tendo feito uma jogada medíocre, ele consiga resolver sua situação-problema, que é vencer o jogo. Talvez, ao final de um jogo, ele possa se tornar um jogador melhor ao analisar seus "erros" e aprender com eles.
Em processos acadêmicos, o acerto e supervalorizado, enquanto que o erro é deixado de lado. Isso pode ser um grande equívoco. No processo de construção do conhecimento, os erros são fundamentais, para que possa se aprender com eles e passar a acertar.
Em situações de jogo, com apoio de observadores, a análise de jogadas consideradas erradas podem conter informações valiosas sobre o modo de pensar do jogador; assim, é ferramenta poderosa para descobrir como as estratégias de jogo são definidas. Desta forma, os erros são fundamentais na tentativa de melhorar os procedimentos, pois a ação é modificada de acordo com o resultado.
Pode-se dizer que existem dois planos distintos de errar: o erro no plano do fazer, e o erro no plano do compreender. A análise do erro do aluno e a construção das estratégias de resolução dos problemas de jogo fornecem ao professor subsídios para a sistematização dos conceitos trabalhados durante a situação de jogo.
Material Disponível em: cempem.fae.unicamp.br
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